Gerusa Oliveira de Moraes

Gerusa Oliveira de Moraes - Proprietária da Fazenda Castanhal, filha de comerciante e fazendeiro, sempre gostei da vida do campo, passei todas as minhas férias escolares e feriados na fazenda do meu pai. Hoje sou casada, tenho três filhos (Graciela, Paulo e Edson Júnior), e tudo começou quando logo depois disso.

O meu marido Edson Carvalho, já tinha uma fazenda com uma pequena criação de vacas leiteiras, porem não tinha aptidão nem experiência no ramo, percebi que era mais um passa-tempo para fins de semana e para receber os amigos, também umas das coisas que mais chamou a minha atenção foi que ele só colocava dinheiro e não tinha nenhum retorno. Foi quando resolvi, junto com meu irmão Jocimar, arregaçar as mangas e pensar numa maneira de resolver a situação. A primeira solução foi trocarmos todas as vacas por boi de corte, sofremos um pouco por falta de experiência mais não desistimos. Então resolvi fazer um curso de empreendedor rural dado pelo SEBRAE-RR, foi quando tive consciência dos erros principalmente na área financeira, foi o que me levou a tomar decisões e fazer planejamentos para fazer da fazenda um empreendimento rentável.

Em 2008 fui convidada com mais nove pecuaristas a participar de um projeto executado pelo SEBRAE/SENAR na área da BOVINOCULTURA. Com esta parceria começamos a trabalhar em cima de um projeto no melhoramento do gado e nas despesas da fazenda. Hoje tenho todo o controle de peso do gado, na entrada até a saída do boi, tenho o controle de despesas e receitas da fazenda, na distribuição do sal nos cochos e principalmente o manejo adequado dos bois, isto me proporcionou um melhoramento de 100% na qualidade dos serviços. Além de dar ênfase à preservação ambiental

Hoje já sonho mais alto, e estou com novo projeto para fazer da fazenda um novo empreendimento na área de Turismo Rural, e, junto com os parceiros amigo, sabe que isto será possível, porque tudo que foi um sonho hoje está se tornando realidade graças e dedicação e muitas renuncias de minha família. Sou uma lutadora pelos meus ideais, e isto é a minha vida.